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Conta comercial WhatsApp: o que é, como funciona e como criar

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Saiba o que é conta comercial no WhatsApp e confira como começar a usar na sua empresa para garantir um atendimento rápido com o cliente.


O WhatsApp é utilizado por 2 bilhões de usuários no mundo – o que o torna uma ótima oportunidade para pequenas, médias e grandes empresas apresentarem seus negócios, captarem a atenção do público e estarem presentes para seus clientes.


A abordagem via WhatsApp pode ser muito eficiente na captação de clientes, já que o app possibilita que suas mensagens apareçam diretamente na tela de bloqueio do smartphone de 9 em cada 10 brasileiros!


O app é o mais utilizado pelos brasileiros e, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Croma Insights, 65% dos entrevistados o utilizam antes de dormir e 60% no trabalho, número três vezes maior do que o e-mail, que é de 20%, segundo a pesquisa.


Ciente de seu grande potencial para empresas, o aplicativo criou uma versão própria para elas, o WhatsApp Business. Se você nunca ouviu falar dessa ferramenta, ou gostaria de aprender mais sobre ela, nós temos um artigo completo explicando suas principais funcionalidades.


Com essa ferramenta você poderá explorar todo o potencial que o WhatsApp oferece para o seu negócio. Então continue lendo que nós te ensinaremos o que é a conta comercial no WhatsApp e o essencial para você utilizá-la ainda hoje!


O que é conta comercial no WhatsApp?

Dentro do WhatsApp Business, você poderá criar uma conta comercial que possui funcionalidades desenvolvidas especificamente para fins corporativos, diferentemente da conta comum do WhatsApp Messenger (o tradicional).


Você deve estar se perguntando qual a diferença da conta comercial do WhatsApp para a tradicional. Nomear apenas uma diferença é difícil, já que o app desenvolveu um set completo de funcionalidades específicas para o universo empresarial.


Com essa versão, durante o atendimento via WhatsApp, os usuários saberão que estão tratando com uma conta empresarial e você poderá lhes proporcionar informações úteis sobre o seu negócio dentro do próprio perfil, entre elas: localização, ramo, descrição, site e e-mail.


Outro grande diferencial é a possibilidade de estabelecer mensagens automáticas, como mensagens de apresentação da empresa, para serem enviadas no primeiro contato com o possível cliente.


Para as empresas que buscam uma ferramenta ainda mais completa, é possível realizar integrações e automatizações aprovadas pela WhatsApp Inc., como o WhatsApp Business API.


Para você não ficar de fora de todas essas novidade nós montamos um passo a passo de como ter conta comercial no WhatsApp!




Como criar uma conta comercial no WhatsApp?

Antes de criar sua conta você precisa saber que existem dois tipos de contas comerciais no WhatsApp. Conheça cada uma a seguir:


Conta comercial regular


Toda conta criada no WhatsApp Business começa como uma conta regular. Com ela você terá acesso a todas as funcionalidades que o app oferece e um perfil com as informações essenciais sobre o seu negócio.


Porém, a conta regular não é verificada pelo WhatsApp. Sendo assim, o usuário não terá a garantia do aplicativo de que está falando com a conta original da marca em vez de uma fraude.


Conta comercial oficial


Essa é uma conta verificada pelo WhatsApp, ou seja, atesta que a conta pertence, de fato, à empresa proprietária.


É possível diferenciar uma conta oficial da regular por meio do ícone verde que aparece ao lado do nome da empresa no cabeçalho das conversas.


No entanto, verificar uma conta comercial WhatsApp não depende de você. Os selos de verificação são concedidos pelo WhatsApp com base em diversos critérios que não são divulgados pela empresa. Mas você pode solicitar uma análise para a confirmação da sua conta na página do Facebook Business sobre o WhatsApp.


Agora que você já conhece os dois tipos de contas comerciais oferecidos pelo WhatsApp Business e suas particularidades, podemos prosseguir para como fazer uma conta comercial no WhatsApp.


Para criar a sua conta comercial regular, basta seguir estes cinco passos:

  • Baixe o WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store;

  • Abra o app;

  • Toque em concordar e continuar;

  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;

  • Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Vale ressaltar que há um B, de “business”, dentro do balão do WhatsApp para diferenciá-lo do tradicional.




Como mudar o WhatsApp para conta comercial?

Se você já possui uma conta vinculada a seu número comercial no WhatsApp Messenger, terá que seguir alguns passos extras para garantir que seus dados sejam seguramente transferidos.


Primeiramente, antes de iniciar a migração para a conta nova, você deverá fazer um backup de todas as suas mensagens e arquivos no Google Drive – só assim conseguirá transferir seus dados. Depois, é só realizar os sete passos a seguir:

  • Baixe o WhatsApp Business na Google Play Store;

  • Abra o app;

  • Toque em concordar e continuar;

  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;

  • Insira e verifique seu número de telefone comercial;

  • Aceite transferir o número de telefone para o WhatsApp Business;

  • Clique em continuar e insira o código que receber.

Ao final destes sete passos, o aplicativo irá começar a restauração do backup de mensagens. É só esperar alguns minutinhos e pronto, você aprendeu como transformar o WhatsApp em conta comercial.


Por que ter uma conta comercial no WhatsApp?

Como mencionamos anteriormente, uma conta comercial, por ter sido desenvolvida especificamente para o mundo corporativo, possui diversas funcionalidades úteis para empresas ganharem credibilidade, divulgarem suas marcas e criarem laços verdadeiros com seus cliente.


Todo esse potencial pode ser maximizado por meio do uso de estratégias de específicas de WhatsApp marketing, que vão te ajudar a garantir excelência no atendimento ao cliente.

Uma conta comercial no WhatsApp promete facilitar suas interações com o consumidor.


Por isso, é importante ressaltar a importância de investir em oferecer um atendimento personalizado de qualidade para ganhar credibilidade e captar clientes.





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