top of page
Agência Alcântara logo mrketing digtal

Confira como funciona um servidor web



Quando estamos navegando pela internet, não imaginamos que para acessar qualquer tipo de site, existem processos técnicos em que são feitos por trás de nossas telas de computadores ou celulares.


Normalmente, quando você acessar um site digitando sua URL e clicar em enter, alguns processos são realizados para gerar todas as informações que você está buscando. Tudo isso pode parecer um passe de mágica, mas não é tão simples assim.


Confira aqui neste artigo como funciona um servidor web e entenda como as informações de um site, blog e loja virtual chegam até você.


O que é um servidor web?

O servidor web é uma máquina que realiza o armazenamento de arquivos, ele é o grande responsável por guardar as informações dos sites e aplicações web que estão hospedados dentro dele.


Por alto, podemos dizer que a internet depende dos servidores web, pois através do protocolo iHTTP (Hypertext Transfer Protocol) todas solicitações de requisição são respondidas e devolvidas aos navegadores, entregando páginas completas.


Hoje, todas as empresas digitais devem ter seus sites e aplicações web dentro de uma hospedagem de site, pois as hospedagens estão programadas dentro de um servidor.


Existem alguns tipos de servidores web, entre eles, temos o Apache (o mais famoso), NGINX, LiteSpeed (considerado o melhor), Microsoft IIS, GWS (Google Web Server), etc.


Vale lembrar, que ao contratar um serviço de hospedagem é permitido fazer a instalação de um tipo de servidor web, mas tudo depende de qual tipo de servidor se encaixa melhor no seu site/ aplicação web.


Entenda o funcionamento de um servidor web

Como já falamos aqui, o servidor web funciona da seguinte maneira: ele recebe uma requisição do navegador, então ele processa essa requisição e depois responde essa requisição, entregando as informações completas de um site.


Para que você entenda cada um desses processos, vamos dividi-los em 3 etapas.


1. Localização do IP


Nesta etapa o próprio navegador começa a procurar o endereço IP do site através do Sistema de nomes de domínio (DNS) ou até mesmo pelo cache. Ao localizar, ele descobre qual é o servidor web que o site está hospedado.


2. Solicitação da requisição


Quando o navegador encontra o servidor que está armazenando os arquivos do site, ele realiza uma solicitação a esse servidor, conhecida como HTTP (aquele protocolo que citamos ali em cima).


3. Resposta da solicitação pedida pelo navegador


O servidor então recebe essa solicitação HTTP e começa a processá-la. Após isso, o próprio servidor procura as informações do site que estão armazenados dentro dele. A partir daí, o servidor responde o navegador que enviou a solicitação, entregando todos os arquivos e informações contidas no site.


No final de tudo, o usuário consegue acessar todos os conteúdos presentes no site.


Veja essa imagem abaixo que mostra as etapas de forma simplificada de como funciona o servidor web, na prática:



4. Erro de processamento de arquivos (Etapa extra)


Nesta etapa extra, vou explicar uma situação que pode ocorrer nos servidores web e, isso é bem comum acontecer.


Quando o servidor não encontrar os arquivos e informações de um site, ele retorna ao navegador de fez a solicitação com uma mensagem de falha ao processar os arquivos. Neste caso, aparecerá em sua tela uma mensagem de erro 404 ou erro 403 em alguns casos.


Conclusão

Se você não sabia o verdadeiro “por trás das câmeras” da internet, tenho certeza que agora você sabe que o servidor web é responsável por todo o funcionamento e entregas de conteúdos dos sites e páginas web que você visualiza em seu computador ou celular.


Espero que agora tenha ficado mais claro como funciona esse processo que move tudo na internet, mas que muitas pessoas desconhecem.




12 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page