Como criar uma equipe de marketing de conteúdo em sua empresa


Todo negócio, produto tem uma história para ser contada, E toda empresa deve ter uma equipe de marketing de conteúdo independentemente do seu tamanho ou tipo de negócio, basta saber quais pilares você de inserir em seu negócio.Por isso separamos aqui os processos para você entender:

O Processo de Marketing de Conteúdo

As quatro fases do processo do Marketing de conteúdo são

  • Criar e Gerenciar o Conteúdo

  • Otimizando, agregando e monitorando o conteúdo

  • Conversas e ouvidos

  • Medição e aprendizagem (e adaptação do programa)

Para cumprir essas etapas, há uma variedade de funções que precisam ser preenchidas dentro da organização de marketing.

A Equipe de Marketing de Conteúdo

Nem todas as empresas, no entanto, podem contratar um Gerente de conteúdo, mas todos nós precisamos de alguém para liderar a estratégia de marketing de conteúdo em nosso negócio. O Gerente de Conteúdo, pode ou não ser do Marketing em sua empresa, pode ser um terceirizado(Agência especializada, consultor, etc) que vai assumir o papel de "líder de contador de histórias" para a sua organização.

As responsabilidades incluem:

  • Gerenciamento de conteúdo / editorial

  • Aprovação de projeto

  • Recursos de web / impressão / evento para marketing de conteúdo

  • Orçamento do projeto, integração com outros esforços

  • Negociações contratuais

  • Desenvolvimento de público

  • Pesquisa e medição

Editor chefe

Talvez o papel mais crítico no processo seja mantido pelo editor. Esse papel precisa ter uma experiência profissional de escrita (narração).

O editor-chefe é o contador de histórias do dia-a-dia da organização. O editor gerenciador torna o conteúdo atraente. Mas, vale ressaltar que nem sempre são a "fonte" do conteúdo, que pode ser o dono do negócio, os vendedores ou mesmo os gerentes. Esse papel também pode ser terceirizado.

As responsabilidades incluem:

Criação / produção de conteúdo, agendamento, consistência

Mecânica de publicação e gestão (SEO, etc.)

Marcação, imagens, estilo

Criadores de conteúdo

Estas são suas fontes de seu conteúdo. Eles podem ser escritores, mas em muitos casos não são. Estas são as fontes dentro e ao redor da empresa que precisam ser filtradas para conteúdo. Eles são a fonte do material para a nossa história - não necessariamente a própria história. Todas as empresas já possuem uma grande quantidade de recursos para criação de conteúdo (incluindo nossos clientes). Nós só precisamos usá-los sabiamente.

Produtores de conteúdo

Os produtores de conteúdo são os que fazem o conteúdo bonito. Isso obriga o público a se envolver no conteúdo. Esta poderia ser uma pessoa, uma equipe de design interna, ou mesmo uma agência digital em organizações maiores. Muitas vezes, este papel é terceirizado - especialmente para diferentes mídias (por exemplo, vídeo / áudio / multimídia / aplicativo móvel).

Tenha um CLO (Chief Listening Officer)

O CLO nada mais é que o Gerente de Mídia Social. A história gera conversa. O CLO é o "controle de tráfego aéreo" para sua mídia social e outros canais de conteúdo. Eles estão lá para ouvir os grupos de clientes, prospects, influenciadores e concorrentes.

Eles geralmente mantêm a conversa, mas também encaminham a conversação para o conteúdo apropriado (daí o título de controle de tráfego aéreo).

O CLO estabelece as "mensagens de escuta" ou, no mínimo, monitora esses canais conforme indicado.

Misturando a Equipa com o Processo

O sucesso do marketing de conteúdo pode acontecer de forma diferente em todas as empresas de todos os tamanhos. Junte os papéis necessários com os conjuntos de habilidades que você possui e terceirizar o que você precisa.

Para obter mais detalhes sobre todo esse processo, além de construir a estrutura organizacional, o Gerenciamento de Marketing de Conteúdo é um recurso fantástico que irá ajudar sua empresa a economizar muito dinheiro com publicidade.

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