Como construir sua equipe de mídia social em sua empresa


Durante anos, departamentos de marketing de todas as formas e tamanhos criaram equipes de indivíduos encarregados da tarefa de chegar ao público. Mas as tarefas de marketing mudaram nos últimos anos, inclusive a forma de conversar com o seu público utilizando a web.

Então, a questão é esta: como as equipes de marketing precisam mudar para ouvir, responder e usar essas conversas para criar conexões significativas com os clientes?

Um estudo de caso em Marketing Conversacional

Para ajudar a identificar e selecionar uma equipe composta de indivíduos com habilidades, experiência e paixão pelo marketing de redes sociais,podemos usar uma combinação de ferramentas de avaliação, incluindo testes de personalidade (MBTI), jogos multitarefa baseados em pontuação e entrevistas individuais para medir a aptidão tecnológica.

Esta equipe é composta por quatro tipos de indivíduos , cada um com responsabilidades únicas, mas também um pouco de sobreposição em termos de habilidades.

Analistas de escuta

Monitorar conversas em torno de suas palavras-chave de categoria e categoria é fundamental para qualquer programa de marketing de mídia social. Sugerimos ter pelo menos um indivíduo em sua equipe de marketing que é encarregado de ouvir e quem tem uma compreensão muito sólida do seguintes situações:

  • Estratégias de palavras-chave

  • Técnicas avançadas de pesquisa

  • RSS

  • Várias ferramentas de monitoramento em redes sociais, como Hootsuite , SWIX

  • A funcionalidade, a organização e os processos relacionados às aplicações CRM e Social CRM (SCRM)

  • Processos internos e como a informação flui ao longo de sua própria organização

  • Várias plataformas analíticas e como interpretar os dados coletados

Engenheiros de conteúdo

Os engenheiros sólidos de conteúdo são mestres da estratégia de conteúdo e execução . O seu papel inclui liderança na produção de conteúdos escritos, bem como de vídeo, compartilhamento de imagens e podcasts. Esses indivíduos tendem a estar familiarizados com o seguinte:

  • Técnicas de produção de vídeo e áudio, incluindo tiro, edição e distribuição.

  • Design básico de fotografia e iluminação

  • Aplicativos de pós-produção como Photoshop ou Gimp, iMovie ou FinalCut, etc.

  • Conhecimento de aplicativos de design gráfico como o InDesign

  • Técnicas de entrevistas

  • HTML básico e PHP

  • Equipamento de produção e acessórios

Agentes de Marketing Conversacional

A indústria, por falta de um título melhor, refere-se a conversadores como "gerentes comunitários". Mas as comunidades on-line são essencialmente grandes conversas em andamento onde controle e gerenciamento da discussão são negociados por participação e influência.

Os agentes de marketing conversacional permanecem focados no engajamento em plataformas . Eles possuem freqüentemente as seguintes habilidades:

  • Compreensão da cultura e contexto das diferentes redes sociais e comunidades on-line

  • Compreensão das funcionalidades e recursos de diferentes ferramentas sociais da web

  • Capacidade de usar e aproveitar informações armazenadas em ferramentas SCRM

  • Forças fortes de comunicação interpessoal

  • Normalmente, os redatores e editores mais fortes

Líderes do time

O Líder coordena a equipe e é responsável pelo desempenho do programa . Como tal, ele desenvolve, rastreia e informa sobre métricas de sucesso. Os capitães efetivos tendem a possuir o seguinte:

  • Conhecimento e aptidão em todos os papéis da equipe

  • Habilidades de gerenciamento de projetos

  • Habilidades de resolução de problemas e a capacidade de pensar em seus pés

  • Forças fortes de comunicação interpessoal

  • Habilidades de liderança

  • Habilidades analíticas

Cada uma dessas equipes é normalmente responsável por um objetivo comercial específico. Poderia ser qualquer coisa gerir um blog colaborativo para facilitar uma comunidade de clientes.

Em um futuro não tão distante, uma grande parte dos departamentos corporativos de marketing serão organizados através de um modelo de rede de múltiplas equipes empresariais humanas.


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