3 passos que você deve seguir depois de iniciar sua loja virtual


Você lançou seu site de comércio eletrônico. E agora o que fazer?

Você escolheu um nicho, encontrou fornecedores, criou um site e celebrou a abertura de sua nova loja online. Suas esperanças são altas, e sua emoção esta nas alturas. Você é agora oficialmente um empreendedor de comércio eletrônico.

Mas enquanto olha para a tela do seu computador, esperando que os pedidos entrem, uma pergunta flutua na sua mente: como posso fazer a minha primeira venda? E o meu segundo pedido? E como posso continuar a construir meu negócio em uma loja próspera? Qual é o próximo passo?

Nosso objetivo nesse artigo é dar alguns conselhos práticos a qualquer um de vocês que começaram sua loja virtual e não sabe o eu fazer.

Claro, cada nicho é diferente, e não existe uma fórmula única que garanta o sucesso da sua loja. No entanto, existem alguns princípios gerais que vamos discutir par dar uma idéia melhor das etapas práticas que você pode tomar depois de lançar seu negócio de comércio eletrônico.

1. Crie conteúdo fabuloso

O princípio básico é este: produzir consistentemente conteúdo de alta qualidade, e as pessoas vão compartilhá-lo com os outros e voltar para você para consumir mais

Esta é a estratégia com a qual eu falamos com um cliente da área de roupas femininas em um recente visitas de negócio. Ele está construindo sua nova marca e criando postagens de blog e episódios em seu canal de vídeos que são muito, muito mais do que apenas segmentos de palavras-chave aperfeiçoadas em SEO, com palavras-chave. Ele está produzindo conteúdo que as pessoas em seu nicho realmente apreciam e compartilham . Ele não se preocupa com coisas como girar artigos e criar backlinks - ele está apenas criando coisas que as pessoas reais acham interessantes.

Como seu negócio se beneficia

É bastante direto: quando você publica coisas interessantes e informativas, você direcionará o tráfego para seu site e as pessoas tomarão conhecimento da sua marca.

O marketing de conteúdo tem um enorme potencial . Pense nisso desta forma: você poderia gastar R$ 1000,00 levando 5000 visitantes para o seu site. Ou, você pode passar 5 horas criando uma publicação de blog épica que é compartilhada e compartilhado por centenas ou milhares de vezes. Há um momento em que, ambas as táticas, algumas pessoas se concentram no primeiro e esquecem o último.

Como fazer isso

Primeiro, crie um cronograma de conteúdo. É importante ser consistente, então descubra sua estratégia e depois fique com ela. Aqui está um exemplo de programação de criação de conteúdo:

  • Um podcast com novos episódios a cada duas semanas

  • Um blog com novos artigos a cada semana

  • Um vídeo do YouTube sobre um de seus produtos duas vezes por mês

Muito simples, não é? Novamente, o importante é ser consistente, mas também garantir que o conteúdo que você publica seja de alta qualidade .

É preciso muito tempo e energia mental para escrever bem, ou para gravar / editar / publicar um podcast, mas esse investimento é vital para um plano efetivo de marketing de conteúdo.

Agora, isso não significa que você deva gastar milhares de Reais em produção de vídeo profissional ou em equipamentos de gravação para o seu podcast. É mais importante que o conteúdo de seus artigos / podcasts / videos / infográficos sejam de alta qualidade, mesmo que a qualidade da produção não seja perfeita.

2. Crie um seguimento social engajado

O marketing de redes sociais acompanha o ponto anterior, o marketing de conteúdo.

Como seu negócio se beneficia

Primeiro, crie conteúdo incrível e, em seguida, leve seus seguidores de mídia social tremendamente envolvidos para falar sobre isso e espalhe a palavra! Se você tem até alguns fãs do Facebook ou seguidores do Twitter que são apaixonados por sua marca, então eles vão ser a faísca que desencadeia um incêndio do tráfego quando eles começam a falar sobre o incrível conteúdo que você criou na etapa 1.

Ter os seguidores sociais engajados é extremamente poderoso por causa do potencial de crescimento exponencial . Por exemplo, digamos que você tem 1000 fãs do Facebook que realmente se preocupam com sua marca ou produto. Vamos também dizer que cada um desses fãs tem uma média de 500 amigos do Facebook. Se você publicar uma peça de conteúdo incrível e mencioná-lo no Facebook, e 10% dos seus fãs compartilham sua postagem em seus próprios muros, então você chegou a (1000 fãs x 10% x 500 amigos) = 50.000 pessoas . Se 1% dessas 50.000 pessoas compartilham sua postagem, então você acabou de chegar (50.000 x 1% x 500 amigos) = 250.000 pessoas.

É assim que as coisas são virais. Meus números acima são provavelmente pouco realistas para a maioria das postagens, já que a maioria das coisas não é viral de maneira tão poderosa. Mas o poder dos expoentes ainda se aplica, mesmo que as percentagens sejam menores. Esta é uma fonte de tráfego e zumbido que você simplesmente não pode ignorar.

Mesmo que suas postagens não sejam virais, no entanto, ter uma tribo de pessoas que se preocupam com sua marca o suficiente para segui-lo em plataformas de redes sociais é uma ótima oportunidade. Esta conexão permite que você fique em contato com seus fãs, deixe-os saber sobre novos conteúdos ou produtos e desenhe negócios repetidos.

Como fazer isso

Claro, você precisa obter seus primeiros 100 seguidores de alguma forma. E então você tem que chegar a 500, e depois a 1000, e assim por diante. E você também precisa se certificar de que eles estão envolvidos com sua marca - e não apenas seguidores passivos.

Publique regularmente -

Assim como com seu cronograma de conteúdo em # 1, é importante ser consistente.Publique diariamente ou várias vezes por semana.

Não apenas publique suas próprias coisas

Ninguém gosta quando tudo o que você faz é promover você mesmo. Uma boa regra de ouro é que, para cada vez que você publica seus próprios artigos ou produtos, você deve estar postando para o conteúdo de outras pessoas 3-4 vezes.

Ter conversas reais

Às vezes esquecemos que nossos "curiosos" e "seguidores" são pessoas reais com vidas reais, interesses reais e necessidades reais. Ao chegar às pessoas, oferecendo para ajudar, responder a perguntas e mostrar apreciação, você pode começar a construir relacionamentos reais.

Faça amizade com outros líderes - Isso leva ao # 3 abaixo, mas é importante mencionar no contexto das mídias sociais especificamente. Descubra quem mais no seu nicho tem um seguimento grande e envolvido (ou seja, pessoas que gostam, retweet, pin e comentário) e siga-os. Comece a chegar a eles e a construir relacionamentos com eles.

3. Rede com líderes poderosos no seu espaço

Fazer amigos em lugares altos dentro de seu nicho só pode ajudar seu negócio.

Como você se beneficia

Leve 10 segundos e faça uma lista mental dos 3 principais influenciadores em seu nicho. Quem são as pessoas mais conhecidas e altamente respeitadas em seu nicho? Agora imagine o que aconteceria se essas 3 pessoas conhecessem seu nome e soubessem sobre seus negócios, e se eles começaram a falar sobre você para o público. Que tipo de impacto isso teria em sua empresa?

Dependendo de quão grande e competitivo seja seu nicho, pode ser impraticável tornar-se melhores amigos com as 3 melhores pessoas. Não importa o nicho em que você esteja, você pode construir relacionamentos com pessoas influentes.

Como fazer isso?

Vamos compartilhar um exemplo do que não fazer. Suponhamos que receba muitos e-mails de pessoas que pedem para publicar uma postagem de convidado em seu Ecommerce , ou pedindo para tentar rever seus produtos ou serviços ou compartilhar um artigo ou infográfico que acabara de publicar. É bem óbvio que essas pessoas realmente não leram nosso blog e seu primeiro e-mail está nos pedindo para fazer um favor de algum tipo.

Se eu não tivermos nenhum relacionamento com alguém que nos envia um e-mail assim, não é muito provável que tentemos nos esforçar a ajudá-los a promover seus negócios. Estamos dedicados a ajudar alguém que envie um e-mail com uma questão sobre o comércio eletrônico, mas não estamos tão ansiosos para ajudar alguém a se promover.

No entanto, se alguém estiver lendo nosso blog há algum tempo e comentou artigos, ou enviou um e-mail com perguntas, então há uma boa chance de saber o nome deles e saber um pouco sobre quem eles são. Há algum nível de relacionamento . Estes são relacionamentos reais.

Se uma dessas pessoas com quem temos um relacionamento me envia um e-mail pedindo-me um favor de algum tipo, definitivamente vou pelo menos dar-lhe toda a minha atenção e consideração sincera, porque eu me importo com essa pessoa.

Aqui está o princípio básico: não comece um relacionamento pedindo um favor para se promover.

Se você quiser entrar em rede com um influenciador, dê algo em troca.

Por exemplo, deixe comentários significativos e bem escritos em suas postagens de blog. Escreva-lhes um e-mail agradecendo pelo seu trabalho e elogiando-os em algo específico que você aprecia. Se você notar algo em seu site como um link quebrado, imagem perdida ou falta de favicon, dispare-lhes um e-mail informando-os e, se puder, oferecendo para consertá-lo.

Ao longo do tempo, o influenciador provavelmente irá conhecê-lo pelo nome e apreciará seu envolvimento no que está fazendo. Afinal, eles se tornaram um influenciador por se apaixonar por sua área de especialização. Quando você mostra um interesse nessa área, e mostra apreciação pela sua experiência, é natural que eles comecem a gostar de você também. Este é passo inicial para um relacionamento mais profundo.

Você pode ter notado que há uma grande sobreposição entre esses 3 passos. O conteúdo que você criou na Etapa 1 é compartilhado com seus seguidores de redes sociais na Etapa 2. Você provavelmente se conecta com os influenciadores na Etapa 3 através de seus perfis de redes sociais na Etapa 2. Os influenciadores na Etapa 3 esperançosamente compartilharão o conteúdo que você criou no Passo 1 com seus seguidores de redes sociais.

Tudo funciona em conjunto como parte de um plano de marketing coeso. Nós nem sequer tocamos em publicidade , mas esse é outro pilar que você pode construir em seu plano de marketing. Os 3 passos acima não lhe custaram nada além de tempo e energia mental, e esse investimento tem o potencial de lhe dar um ROI enorme.

O que você acha dessas estratégias? O que mais adicionaria à lista? Gostaria de ouvir de você nos comentários abaixo.

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