Como melhorar as relações com todos os clientes (mesmo os mais tímidos!)


Quando se trata de melhorar as relações com os clientes, há um velho truque de marketing que envolve sonhar seu cliente ideal como algum tipo de avatar etéreo e escrever sua cópia como se você estivesse falando com aquele indivíduo.

É útil em termos de foco e permitir que a escrita flua, mas também é meio bobo ...

… Porque seu público não pode ser destilado em um Frankenstein agregado.

Cada um dos seus clientes é um indivíduo único e complexo com suas próprias esperanças, sonhos e pecadilhos pessoais. Meu professor de geografia pode ter significado isso como um insulto, mas acontece que somos todos flocos de neve.

Individual, linda ... e ... erm ... pontiaguda olhando de perto.

A ideia é que, embora seja útil ter uma noção de quais grupos são mais receptivos ao seu marketing, você deve conversar com frequência e aprender sobre os INDIVÍDUOS na sua base de clientes.

Nós amamos nossos clientes

É verdade.

Não importa se você é…

  • Um pneu-kicker, apenas parando para nos verificar.

  • Uma babá, consumindo nosso marketing por anos sem gastar um centavo.

  • Um novo cliente, timidamente colocando nosso software em prática.

  • Um cliente estabelecido, usando e defendendo nosso software como um chefe.

  • Um fã obstinado que compra e consome tudo o que produzimos.

  • Um descontentamento absurdamente crítico que compra nosso software, exige um reembolso uma hora depois, e passa uma semana falando mal de nós no Facebook porque “não temos um recurso prometido” (mas nós o fizemos, YodaKnight87! o segundo menu.)

No fundo, onde realmente conta, amamos cada um de vocês. Mesmo YodaKnight.

Por quê?

Porque qualquer um que, com todo o universo digital na ponta dos dedos, escolhe gastar até mesmo uma quantia modesta do seu valioso tempo ou dinheiro em nossos produtos de software, vale todo o amor que podemos reunir coletivamente.

E também porque toda interação é fabulosamente instrutiva.

Nós aprendemos o que estamos fazendo certo. E o que estamos fazendo de errado. E o que poderíamos estar fazendo melhor. E… no que deveríamos estar trabalhando em seguida. Heck, até mesmo YodaKnight nos disse que talvez, apenas talvez, pudéssemos fazer um trabalho melhor em tornar esse recurso mais fácil de encontrar.

Na Genesis Digital, nós AMAMOS interagir com nossos clientes. E quando temos a oportunidade de conversar com eles individualmente, nós agarramos com as duas mãos.

Veja por que você deveria fazer o mesmo.

Relacionamento com o cliente não é um clichê

A Internet está tornando mais fácil do que nunca para as empresas manterem seus clientes à distância. E, infelizmente, muitos empresários estão fazendo exatamente isso.

Tente, por exemplo, telefonar para um representante humano de atendimento ao cliente no Facebook, PayPal ou Wikipedia. Continue; Eu vou esperar.

Eu entendo que o atendimento ao cliente é complicado quando você tem mais de um bilhão de clientes, mas a incapacidade de permitir a interação com o cliente é prejudicial. Quantos usuários das empresas mencionadas sentem que têm um bom relacionamento com essas corporações? Quantas pessoas usam esses serviços apenas devido à falta de alternativas viáveis?

Há alguns anos, eu comprei um Google Chromecast e ele parou de funcionar depois de alguns meses. Google me enviou um substituto, mas quando chegou, ficou claro que eles me enviaram um modelo remodelado. Claro, funcionou - mas eles ainda substituíram meu novo produto por um de segunda mão.

Eu uso a Pesquisa Google e o Google Maps constantemente porque são ótimos serviços. Mas eu não tenho nenhum sentimento positivo sobre a empresa que os faz. Eu sempre estarei relutante em comprar qualquer um de seus produtos físicos no futuro, e eu sempre recomendo o Fire TV Stick da Amazon sobre a versão do Google. Eu faço isso principalmente por causa dessa interação decepcionante.

Suas relações com seus clientes são importantes - você as considera como certas por sua conta e risco.

Execute todas as pesquisas que você deseja e fique cego ao estudar a análise de sites, mas nada é mais valioso e poderoso do que as interações de um-um-um com seus clientes.

Obviamente, nem todos eles. A menos que sua base de clientes seja muito pequena, isso não é viável. Mas você deve procurar falar com uma parte deles sempre que possível.

Você ficará surpreso com o quanto você aprende. Por exemplo…

Os webinars costumam ser descritos como vídeos ao vivo. Mas isso é underselling eles.

Os webinars são vídeos ao vivo e interativos. A tecnologia atual permite o envolvimento do cliente que vai muito além de pesquisas e caixas de bate-papo.

O WebinarJam , por exemplo, oferece aos hosts de webinars a capacidade de transformar qualquer visualizador (com sua permissão) em um co-host temporário.

Era uma vez, webinars eram o segredo de empresas ricas fazendo apresentações de vendas. Hoje, sua acessibilidade e flexibilidade permitem que todos os níveis de negócios produzam webinars que treinam, ensinam, promovem e inspiram.

No WebinarJam, ainda vemos muitos webinars usados ​​na maneira tradicional de conteúdo + vendas, mas cada vez mais os webinars estão sendo usados ​​como construtores de relacionamentos com clientes.

Um dos formatos que estamos gostando pessoalmente são os webinars como sessões de perguntas e respostas. Na Kartra , realizamos sessões regulares de perguntas e respostas que são comprovadamente inestimáveis ​​para nossos espectadores e para nós. Nossos clientes aprendem mais sobre como usar o Kartra de forma eficaz e coletamos informações valiosas sobre como melhorar nossos recursos e nosso treinamento.

Nada disso aconteceria sem a interatividade do cliente que os webinars nos proporcionam.

Mas há um benefício oculto para essa abordagem de interação com o cliente que você pode ter perdido ...

Descrever webinars como vídeos ao vivo e interativos ainda é subvalorizá-lo. Os webinars também são PUBLIC. Eles estão sendo apresentados a um grupo de indivíduos com idéias semelhantes que estão desfrutando de uma experiência mútua.

Digamos, por exemplo, que você tenha 100 pessoas no seu webinar de perguntas e respostas. Você só pode falar diretamente com dez deles. Mas TODAS as 100 pessoas compartilham essa experiência cara-a-cara. É um pouco como interação com o cliente por proxy.

Ao testemunhar a ligação entre você, o proprietário da empresa e ALGUNS dos seus clientes, TODOS os espectadores do seu seminário on-line desfrutam de um relacionamento mais próximo.

Até mesmo o visualizador de webinários tímido que se senta tranquilamente sem se envolver no bate-papo e não se oferece para fazer uma pergunta diretamente na câmera, ainda está construindo um relacionamento mais próximo com sua empresa como resultado. Normalmente, você nunca terá a oportunidade de falar com essa pessoa porque ela não está inclinada a se envolver. Mas, através do formato de webinar, essa interação ainda está acontecendo indiretamente.

Se ainda não o fez, incentivo-o a participar de uma de nossas sessões da Kartra Q & Apara ter sua própria experiência com ele. Não podemos dizer coisas boas o suficiente sobre os benefícios dos webinars para obter informações valiosas e melhorar as relações com os clientes.

Para mais informações sobre como a Kartra pode gerenciar e expandir seus negócios, visite www.kartra.com .

Para mais informações sobre como o WebinarJam pode melhorar as vendas e o relacionamento com seus clientes, visite www.webinarjam.com .


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